Saiba um pouco sobre a função de Coordenador de equipes

João Laurentino
Saiba um pouco sobre a função de Coordenador de equipes

Por João Laurentino:

Quando nos tornamos coordenadores e não temos experiência anterior ou “alguém” que nos oriente aos poucos para um nível de excelência, temos que pesquisar em livros de várias áreas que nos forneçam conhecimento e embasamento sobre assuntos pertinentes a função. Livros sobre Gestão de Pessoas, Liderança, Gestão de Tempo, Coaching, DP e até mesmo O&M.

A questão que pode surgir é a seguinte: como absorver tanta informação se nunca li sobre estes assuntos? Como vou conseguir excelência sobre as competências para o cargo?

A resposta é simples. Humildade acima de tudo para ler e pesquisar, para procurar profissionais mais experientes e pedir informações. Não se preocupe com a demora em alcançar a excelência, lembre-se que você está se “construindo”, fortalecendo-se e adquirindo conhecimento que levará para toda a vida, mas o melhor de toda a questão é que se você foi escolhido para a função, então existe algo a mais, algo que já é bom e pode se tornar sempre melhor. Um conselho: converse muito com a pessoa que o escolheu, ela certamente teve suas razões.

Lembre-se: será ela que o avaliará sempre.

Seguem alguns tópicos da função de coordenador:

Recrute a equipe de acordo com os objetivos da empresa e do setor. Procure conhecer os pontos fortes e fracos da equipe (professores e estagiários). Esta ação demanda observação e critérios estabelecidos.

Oriente e potencialize (coach) a equipe tanto na forma de conjunto como individualmente. O Coordenador “constrói” tudo.

Consegue COMPROMISSO da equipe.

Ensina para a equipe como se faz bem feito, treinando-a tecnicamente em nível de excelência, igualando o “pior” com o “melhor” até que exista um só nível.

Ser referência acima de tudo, uma equipe com alguém para se “balizar” é de extrema importância.

Crie metas. Analise números da equipe e da empresa. Faça auto avaliações constantemente. Estipule a Missão, Valores e Visão da equipe.

Comentários »